Co­le­ci­o­nis­mo: perspectivas e a­pro­xi­ma­ções

Aldones Nino, Carolina Matos e João Sánchez (Estúdio Baren).

A prática cultural do colecionismo é um ato inerente ao ser humano, que consiste em selecionar, organizar, preservar, e expor diversos itens em função de seus interesses. Nestes encontros, debateremos a evolução histórica dessa prática e seu contexto atual. Abordaremos especialmente o colecionismo de obra em papel e as questões inerentes a esse tipo de suporte, como os diferentes tipos de impressão e o processo de aquisição e guarda dessas obras.

27 de janeiro (aula 1)

Contexto histórico

O primeiro encontro abordará o fenômeno do colecionismo como prática social, desde sua origem até a contemporaneidade. Demonstraremos a evolução dos principais conceitos e tipologias e suas relações com o contexto histórico ao qual foram constituídas.

19:00 às 20:30

03 de fevereiro (aula 2)

Construções

Este encontro abordará colecionismo do múltiplo artístico – gravura, livro de artista e fotografia. Abordaremos os critérios de avaliação necessários ao processo de compra e questões como: construção de coleção, acondicionamento, catalogação e exibição.

19:00 às 20:30

15 de fevereiro (aula 3)

Visita ao Estúdio Baren

Nesta visita, conheceremos de perto alguns processos de impressão, bem como a figura do impressor. Algumas obras editadas no estúdio estão em coleções de  instituições, como Instituto Moreira Salles – IMS/RJ, Museu de Arte Moderna de São Paulo MAM/ SP, Modern Museum of Modern Art – MoMA – NY.

horário a ser definido