A prática cultural do colecionismo é um ato inerente ao ser humano, que consiste em selecionar, organizar, preservar, e expor diversos itens em função de seus interesses. Nestes encontros, debateremos a evolução histórica dessa prática e seu contexto atual. Abordaremos especialmente o colecionismo de obra em papel e as questões inerentes a esse tipo de suporte, como os diferentes tipos de impressão e o processo de aquisição e guarda dessas obras.
Contexto histórico
O primeiro encontro abordará o fenômeno do colecionismo como prática social, desde sua origem até a contemporaneidade. Demonstraremos a evolução dos principais conceitos e tipologias e suas relações com o contexto histórico ao qual foram constituídas.
19:00 às 20:30
Construções
Este encontro abordará colecionismo do múltiplo artístico – gravura, livro de artista e fotografia. Abordaremos os critérios de avaliação necessários ao processo de compra e questões como: construção de coleção, acondicionamento, catalogação e exibição.
19:00 às 20:30
Visita ao Estúdio Baren
Nesta visita, conheceremos de perto alguns processos de impressão, bem como a figura do impressor. Algumas obras editadas no estúdio estão em coleções de instituições, como Instituto Moreira Salles – IMS/RJ, Museu de Arte Moderna de São Paulo MAM/ SP, Modern Museum of Modern Art – MoMA – NY.
horário a ser definido