A arte de se comunicar: workshop Projeto CUCA

Úrsula Freitas.

O conflito é inerente à vida em sociedade: somos diferentes, pensamos de forma diversa, e isso é positivo. Porém, precisamos aprender a nos comunicar. Com o intuito de facilitar a comunicação entre os indivíduos em seus diferentes cenários interativos nasce o CUCA – Como Unir com Ação. Com técnicas multidisciplinares, o CUCA realiza na Casa Contexto um workshop que oferece ferramentas para a resolução de conflitos com menos desgaste emocional, prezando pela harmonia, compreensão, produtividade e eficiência.

O workshop será ministrado por Úrsula Freitas, advogada colaborativa e mediadora de conflitos que atua desde 2009 ajudando famílias e empresas a construírem acordos que sejam longevos e adequados às suas realidades. É professora supervisora do CBMA (Centro Brasileiro de Mediação e Arbirtragem), do Mediação Brasil e da Nós Escola. É também mediadora da Câmara de Mediação da OAB/RJ, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e da FGV Projetos, além de ser idealizadora do Projeto CUCA (Como Unir Com Ação).

 

26 de abril (aula 1)

Workshop

FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO

Escuta ativa, identificar e desconstruir impasses, visitar o lugar do outro, identificar do problema e sua externalização.

COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA

Técnica que se baseia em habilidades de linguagem e comunicação que fortalece a capacidade de humanização da nossa fala, mesmo nas situações mais adversas.

CÍRCULOS DA PAZ

Técnica de solução de conflito inspirada na prática dos nativos americanos, que se utilizavam do formato do círculo para resolverem suas questões. A técnica se utiliza de: um bastão de fala para coordenar a fala e a escuta, e de um mediador ou facilitador que fará as perguntas relacionadas ao caso em debate. A forma de círculo provoca um sentido de igualdade, inclusão, responsabilização e cooperação entre todos, e é muito usada em escolas, empresas e comunidades.